segunda-feira, 4 de agosto de 2014

AULA - CONCENTRAÇÃO MOLECULAR E IÔNICA

ESTUDAR ANTES A AULA DE DISSOLUÇÃO => CLIQUE AQUI


Esta aula será útil no estudo dos seguintes assuntos da química.


1. Propriedades Coligativas

2. Cálculo da concentração das soluções

3. Equilíbrio Químico: molecular e iônico

4. Potencial Hidrogeniônico ( pH )

5. Eletroquímica - pilhas e eletrólise

CONCENTRAÇÃO DE ÍONS EM SOLUÇÃO


Compostos iônicos quando solúveis na água, se dissociam em seus íons, porque a atração das moléculas de água sobre eles é maior que a atração entre eles e depois são solvatados (rodeados) pela própria água, para evitar que se unam novamente.

                                1NaCl(s) + H2O(l)   => 1Na1+(aq)  + 1Cl 1-(aq)


Observe que a dissolução de um mol de partículas de NaCl se dissocia em um mol de íons Na+ e um mol de íon de Cl-, totalizando 2 mols de íons em solução.

Proporção: 1:1:1, logo a concentração da solução, de cátions e ânions será igual e a de íons será a soma de cátions com ânions.

1. Sulfato de cálcio => [ CaSO4 ]

1CaSO4(s) + H2O(l)   => 1Ca2+(aq)  + 1SO4 2-(aq)

Observe que a dissolução de um mol de partículas de CaSO4  se dissocia em um mol de íons Ca2+ e um mol de íon de SO4 2-, totalizando 2 mols de íons em solução.

Proporção: 1:1:1

2. Cloreto de cálcio=> [ CaCl2 ]

1CaCl2(s) + H2O(l)   => 1Ca2+(aq)  + 2Cl1-(aq)

Observe que a dissolução de um mol de partículas de CaCl2  se dissocia em um mol de íons Ca2+ e dois mols de íons Cl1-, totalizando 3 mols de íons em solução.

Proporção: 1:1:2


3. Sulfato de alumínio => [ Al2(SO4)]

1Al2(SO4)3(s) + H2O(l)   => 2Al 3+(aq)  + 3SO4 2-(aq)

Observe que a dissolução de um mol de partículas de Al2(SO4)3, se dissocia em dois mols de íons Al3+ e três mols de íons SO4 2-,  totalizando 5 mols de íons em solução.

Proporção: 1:2:3

4. Hidróxido de Magnésio =>  [ Mg(OH)2 ]

Mg(OH)2(s) + H2O(l)   => Mg2+(aq)  + OH1-(aq)

Observe que a dissolução de um mol de partículas de Mg(OH)2 , se dissocia em um mol de íons Mg2+ e dois mols de íons OH1-,  totalizando 3 mols de íons em solução.

Proporção: 1:1:2

Este raciocínio vale para soluções aquosas e diluídas de sais, ácidos e bases fortes. 

Onde consideramos 100% de separação dos íons. 

Isto não é real, principalmente para os ácidos.


CONCENTRAÇÃO MOLECULAR EM SOLUÇÃO


A concentração molecular será igual a concentração molar, pois as moléculas ao se dissociarem na água não se ionizam, apenas se separam e a quantidade de soluto não muda.

Exemplo: solução de glicose de concentração molecular igual a 1,0 mol por litro terá uma concentração de partículas(molar) igual a 1,0 mol por litro, pois não ocorre ionização nem dissociação iônica.

Equação de dissolução: 1C6H12O6(s) + H2O(l)   => 1C6H12O6(aq)


A proporção sempre será de 1:1.

Obs: concentração de íons de substâncias moleculares ácidas será vista mais adiante, pois exige aprofundamento na matéria, que não é o nosso objetivo no momento.


EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

1. Sulfato de cálcio (concentração = 2,5 mols/L)

CaSO4 => uma partícula é formada por um íon cálcio e um íon sulfato, logo 2,5 mols de partículas terão 2,5mols de íons cálcio e 2,5mols de íons sulfato ou 5 mols de íons por mol de partículas dissolvidas.

2. Cloreto de cálcio (concentração = 3,0 mols/L)

CaCl2 => uma partícula é formada por um íon cálcio e dois íons cloreto, logo 3,0 mols de partículas terão 3,0mols de íons cálcio e 6,0mols de íons sulfato ou 6 mols de íons por mol de partículas dissolvidas.


3. Sulfato de alumínio (concentração = 2,0 mols/L)

Al2(SO4)3 => uma partícula é formada por dois íons alumínio e três íons sulfato, logo 2,0 mols de partículas terão 4,0mols de íons alumínio e 6,0mols de íons sulfato ou 10,0 mols de íons por mol de partículas dissolvidas.

4. Hidróxido de alumínio (concentração = 1,5mols/L)

Al(OH)3 => uma partícula é formada por um íon alumínio e três íons hidróxido, logo 1,5mols de partículas terão 1,5mols de íons alumínio e 4,5mols de íons sulfato ou 6,0 mols de íons por mol de partículas dissolvidas.


                                          DÚVIDAS: e-mail: rossettieti@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário