quinta-feira, 8 de maio de 2014

TERMOS - LETRAS: Ua => Uv

uH(mgPt/L): é a abreviação unidade de Hazen. Ela representa mg Pt/L (miligramas de platina por litro). Esta unidade é utilizada para medir a cor de luz transmitida através de líquidos. Ela é extensivamente usada para medir a cor de água, óleos claros, produtos químicos e petroquímicos, tais como glicerina, solventes e destilados de petróleo.

UNHAS: são feitas de uma proteína chamada queratina e as substâncias que ajudam o corpo a fabricá-la vêm das plantas. A propósito, as unhas são feitas do mesmo material que os cascos de cavalo, esporões de pássaros, penas, chifres de boi, garras de urso e até cabelo.

UISQUE: é produzido a partir da cevada e também do milho. Nesse último caso é chamado de bourbon. A cor dourada, característica da bebida, é adquirida durante envelhecimento em barris feitos com uma madeira apropriada: o carvalho.

UÌSQUE FALSIFICADO: é produzido a partir de álcool de cereais ou de açúcar com tintura de iodo, o que lhe confere a cor característica da bebida falsificada. Essa mistura pode causar vários danos ao organismo, como dores de cabeça intensas.Para verificar se é um caso de falsificação, coloque algumas gotas do uísque a ser testado sobre uma batata cortada ou sobre um pedaço de pão e observe a cor que aparece. Para entender esse teste é importante saber que o iodo misturado ao amido, presente na batata e no pão, adquire uma cor que varia do azul ou roxo-escuro ao preto. Assim, através da mudança de cor pode-mos descobrir se a bebida contém ou não iodo.

ULTRACENTRIFUGADORA: uma centrifugadora de alta velocidade, usada para medir velocidade de sedimentação de partículas coloidais ou para separar macromoléculas, como as proteínas ou ácidos nucléicos, das soluções. As ultracentrifugadoras são movidas eletricamente e são capazes de atingir velocidades de 60.000 rotações por minuto (rpm).

ULTRAFILTRAÇÃO: processo de filtração capaz de reter partículas coloidais e que se efetua através de membranas em cujos poros se depositou ou se formou um gel apropriado, ou através de membranas de plástico providas de poros idênticos e uniformemente distribuídos.

ULTRAMICROSCÓPIO: um tipo de microscópio que faz uso do efeito Tyndall para revelar a presença de partículas que não podem ser vistas com um microscópio óptico normal. As partículas coloidais, partículas de fumo, etc, estão suspensas num líquido ou num gás, numa célula com um fundo negro iluminado por um cone de luz in-tensa que penetra na célula lateralmente e tem o seu ponto de maior intensidade no campo de visão. As partículas produzem então sistemas de difração em anel que aparecem como manchas brilhantes no fundo preto.

ULTRASOM: é o som com frequência acima daquela normalmente percebida pelo ouvido humano, isto é, acima de 16kHz. Pode ser empregado como observação de fetos durante a gravidez, outras técnicas de diagnose médica, navegação animal e comunicação como a orientação dos morcegos por eco e apitos de cão, a detecção de rachaduras ou falhas em sólidos, localização submarina com eco ou SONAR e síntese química (Sonoquímica).

ULTRAVIOLETA: radiação eletromagnética de comprimento de onda compreendido entre 100 e 400 nm (nanômetro) produzida por descargas elétricas em tubos de gás. Cerca de 5% da energia irradiada pelo Sol consiste nessa radiação, mas a maior parte da que incide sobre a Terra é infiltrada pelo oxigênio e, principalmente, pela camada de ozônio da atmosfera terrestre, evitando danos consideráveis aos seres vivos.

UMECTANTE: são substâncias que retêm moléculas de água, evitando o ressecamento do alimento, são muito utilizados em doces com recheio, chocolates e bolachas. Ex: glicerina.

UMIDADE ABSOLUTA: indica a pressão parcial, exercida pelo vapor d’água presente na atmosfera, enquanto componente da pressão atmosférica resultante do conjunto dos seus gases. Seu cálculo é mais complicado, exigindo tabelas mais elaboradas. A umidade absoluta também pode ser referida como a massa de vapor d’água existente num certo volume de ar.

UMIDADE RELATIVA: indica a razão (expressa porcentualmente) entre a quantidade efetiva de vapor no ar e a quantidade máxima de vapor de água que a mesma quantidade de ar poderia conter se estivesse saturada dessa substância(em determinada temperatura). Ela representa, portanto, o grau de saturação em vapor d’água de uma determinada massa ou volume de ar. 

UNIDADE CELULAR: grupo de partículas (átomos, íons ou moléculas) num cristal que se repete em três dimensões na rede do cristal.Também chamado sistema cristalino.

UNIDADEDE MASSA ATÔMICA (u): massa exa-tamente igual a 1/12 da massa de um átomo de carbono 12.

UNIDADE REPETITIVA: a combinação de átomos em um polímero que repete-se várias vezes para produzir a cadeia polimérica.

URÂNIO (U): um elemento metálico radioativo e branco que pertence aos actíneos. O urânio “235” sofre fissão nuclear com nêutrons lentos e é usado como combustível em reatores nucleares e em armas nucleares.

URÂNIO ENRIQUECIDO: o termo combustível nuclear é comumente empregado para designar o material que pode sofrer fissão nuclear. O dióxido de urânio (UO2) é matéria-prima para fabricação do combustível nuclear nos reatores nucleares. Este óxido é muito pobre em urânio físsil (235U92), isto é que pode sofrer fissão nuclear. Apenas 0,7% dos átomos de urânio presentes nesse óxido são 235U92; os 99,3% restantes são de 238U92 não físsil. Assim, é necessário um novo tratamento para separar o isótopo físsil do isótopo não físsil. Este tratamento é conhecido como enriquecimento do urânio. Um dos processos para realizá-lo consiste em transformar o dióxido de urânio no gás hexafluoreto de urânio (UF6) e fazer este gás difundir-se por placas porosas. Com isso, consegue-se separar o 235UF6 do 238UF6. Em seguida, o gás hexafluoreto de urânio enriquecido volta a ser convertido em dióxido de urânio. Este óxido  é o que constituirá finalmente o combustível nuclear.

URÉIA [CO(NH2)2]: um sólido cristalino branco pertencente a função orgânica amida.
É solúvel em água mas insolúvel em determinados solventes orgânicos.
É o principal produto final da excreção do nitrogênio nos mamíferos, sendo sintetizada pelo ciclo da uréia.
Pode ser sintetizada industrialmente, a partir de amônia e de dióxido de carbono, para ser usada em resinas uréia-formaldeído e em produtos farmacêuticos, como fonte de nitrogênio não protéico para ruminantes de terrenos agrícolas e como um fertilizante nitrogenado.

URINA: é o fluido separado do plasma sanguíneo pelo rim, o mais importante órgão de secreção do nosso corpo. Os 600 a 2500 mililitros de urina, produzidos por dia, contêm os resíduos a serem eliminados do corpo. Outras secreções comuns são a saliva, as lágrimas, o suor, o humor aquoso, o fluído cerebrospinal e os sucos digestivos.

URTIGA: as folhas de urtiga contêm espinhos com ácido metanóico ou fórmico. Este ácido é o responsável pelas picadas dolorosas quando tocamos as folhas da urtiga.
O ácido fórmico é incolor e extremamente pungente. Existem formigas que utilizam este ácido como veneno.

URUCUM: extrato amarelo-alaranjado obtido do pericarpo da semente da planta Bixa orellana L. (urucum). O pigmento é constituído basicamente do carotenóide cis-bixina, que compreende mais de 80% do corante presente na semente.

USTULAÇÃO: é a queima de sulfetos em fornos especiais com passagem de corrente de ar quente. A ustulação de sulfetos cujo cátion vem de um metal de baixa eletropositividade (metal pouco reativo ou nobre) dá origem a esse metal com desprendimento de dióxido de enxofre. Se o cátion vem de um metal de alta eletropositividade (metal muito reativo ou não nobre) dá origem ao óxido desse metal, com desprendimento de dióxido de enxofre.

UVA: é rica em ferro, potássio e sódio, que atua na regulação do sangue. Esta fruta combate às intoxicações e a arteriosclerose, ativa o rim e facilita a diurese e estimula o fígado. Calmante, regulariza a circulação e a respiração. Cada 100 gramas contém 78,0quilocalorias, 14,9 gramas de glicídios, 1,40gramas de proteína e 1,40gramas de lipídio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário