quinta-feira, 8 de maio de 2014

TERMOS - LETRAS Ka =>Ku

KEFIR: bebida feita de leite fermentado em temperatura ambiente, entre 10oC e 25oC, por ação de lactobacilos e levaduras conhecidas como "kefir" ou "grãos de kefir". Originária do Cáucso, a bebida doi introduzida no resto do mundo no início do sécula XX.

KELVIN: símbolo K. A unidade do sistema internacional (SI) de temperatura igual à fração 1/273,15 da temperatura termodinâmica do pon to triplo da água.
O valor do grau Kelvin é igual ao do grau Celsius, mas uma temperatura expressa em graus Celsius é numericamente igual à temperatura em Kelvin menos 273,15. O zero absoluto de temperatura termodinâmica tem uma temperatura de zero Kelvin ou -273,15oC.

KEVLAR: é um polímero resistente ao calor e sete vezes mais resistente que o aço por unidade de peso. O Kevlar é usado para cinto de segurança, cordas, construções aeronáuticas e coletes salva-vidas.
Fórmula básica do monômero é:

( -CO – C6H4 - CO - NH – C6H4 - NH - )n

“n” vezes, teremos a formação do polímero Kevlar.

KILOCALORIA: equivale a 1000 calorias. Esta unidade ainda tem uso limitado na estimativa do valor energético dos alimentos, mas está sendo substituída pela unidade kilojoules (kJ).

KIMBERLITE: uma rocha rara de origem vulcânica que contém frequentemente diamantes. É constituída por olivina e mica flogopita, geralmente com calcite, serpentina e outros minerais.

KITAZATO: recipiente usado em filtragens a vácuo, na preparação de gases, etc.

KIWI: composição de 100g. de polpa de fruto é: proteína (1g), carboidratos (15g), fibra (1g), Vit. A (17g), Vit. C (80-300mg) e os íons ferro (0,4g), cálcio (26g), sódio (5,2g), magnésio (30g), potássio (280-340g) e fósforo (20-40g).
Possui pouca gordura e nenhum colesterol.
Tem capacidade antioxidante, efeitos anticancerígenos, efeitos antiinflamatórios e leves efeitos laxativos.
Um kiwi médio tem 138mg de vitamina C e considerável quantidade de vitamina E, que junto com vitamina C pode reduzir o risco de câncer, de doenças artério-coronarianas e melhora o sistema imunológico.
Possui também três Ione nutrientes essenciais para o organismo: fosfato, magnésio e cobre.
Possui quantidades menores de outros nutrientes como vitamina B6, niacina, vitamina A – que reproduz as células, agindo no combate às rugas da pele, riboflavina, cálcio, zinco, ferro e ácido pantotênico, fósforo e os aminoácidos glutamato arginina. As categorias principais de fitoquímicos encontrados no kiwi incluem B-caroteno, compostos fenólicos e flavanóides, entre outros, que possuem capacidade antioxidante.  É uma das poucas frutas de coloração verde quando madura, sendo a clorofila responsável pela cor verde. A clorofilina, derivada da clorofila, é um potente inibidor da Aflotoxina B1, substância cancerígena. Entre os elementos minerais é rico em cálcio, magnésio, ferro e especialmente potássio contribui para equilibrar a tensão arterial, que aumentam as defesas do organismo na prevenção das gripes e resfriados. Quantidades razoáveis de fibras solúveis auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.

KURCHATOVIO (Ku): em 1964, G.N. Flerov e colaboradores do Joint Nuclear Research Institute, em Dubna na Rússia, detectaram um isótopo quando bombardearam plutônio-242 com íons neônio. Eles sugeriram que este isótopo teria uma meia-vida de 0,3 segundos e poderia ser o elemento 260Ku104 produzido pela seguinte reação nuclear:

242Pu  +  22Ne  =>  260Ku104  +  4neutrons

Eles propuseram o nome de Kurchatovio (Ku) em honra ao físico nuclear Igor Kurchatovio. Em 1969 no mês de novembro Al Ghiorso propôs que o elemento 104 deveria ser chamado de Rutherfórdio, em homenagem a Ernest Rutherford que ganhou o prêmio Nobel de Química em 1908, por ter explicado a natureza da radioatividade. Após longas disputas e vários argumentos sobre o nome do elemento 104, a questão foi resolvida em 1994, sendo dado o nome de Rutherfórdio (Rf ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário