quinta-feira, 8 de maio de 2014

TERMOS - LETRAS Ja => Jo

JADE: uma pedra dura semipreciosa constituída tanto por jadeíta como nefrite. É apreciada pela sua cor verde translúcida, mas também ocorrem variedades brancas, verdes e brancas, castanho e laranja.

JASPE: uma variedade impura de calcedônia. Está associada a minérios de ferro e contém impurezas de óxido de ferro que dá ao mineral a sua cor características vermelha ou castanho-avermelhado. O jaspe é usado como pedra preciosa.

JATEAMENTO: o uso de jato de areia, óxido de alumínio ou granalha de aço para a limpeza da superfície que recebe o material metalizado tem a função de remover todas as impurezas na superfície do substrato evitando formação de óxidos para não prejudicar a aderência.
O uso do abrasivo óxido de alumínio é que predomina atualmente, pois traz mais vantagens técnicas e até econômicas, a areia sílica é prejudicial à saúde e a granalha conforme o armazenamento provoca oxidação.

JOULE: é assim chamado pelo James Joule, um cientista inglês do século XIX que fez muitas contribuições ao estudo do calor. É uma unidade de energia que se obtém multiplicando Newtons por metros, sendo 1joule igual a 0,2388 calorias, ou 1caloria igual a 4,18 joule.

Nenhum comentário:

Postar um comentário